terça-feira, 18 de outubro de 2011

VBBV lança sua primeira publicação fotográfica

A festa de lançamento comemora quatro anos do grupo com exposição fotográfica e conta com apresentação musical

O grupo de Fotografia Participativa Vista Boa em Boa Vista (VBBV) fará uma festa de lançamento de sua primeira publicação impressa, o álbum Pinholando na Boa Vista. Na ocasião, o coletivo de jovens fotógrafos e fotógrafas, moradores do bairro Boa Vista, próxi

mo ao estádio Castelão, comemora seus quatro anos de formação com uma exposição de fotografias artesanais, no espaço cultural do restaurante Dona Chica.

O álbum é fruto da experiência de quatro anos do grupo em fotografia artesanal. Com um acervo de centenas de imagens, foram selecionadas 20, sendo todas captadas por câmeras de caixinha de fósforos, instrumento confeccionado pelo próprio fotógrafo com a técnica pinhole (do inglês, buraco de agulha). A artesania e a subjetividade da técnica imprimem uma estética e o estilo próprios do autor na fotografia.

A publicação contou com o financiamento do Edital Revela Jovem Ceará, promovido pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado. O álbum será distribuído gratuitamente durante a festa de lançamento.

O evento também reúne uma exposição de 20 fotografias que revelam um pouco mais da história do grupo, em passeios fotográficos pelo bairro e espaços socioculturais de Fortaleza. A comemoração se fará festa pela presença de apresentações musicais, com o cantor Wilton Matos (um dos idealizadores do VBBV), e com o coletivo Comparsas da Vivenda.

Vista Boa em Boa Vista

O coletivo existe há mais de quatro anos, com uma proposta de utilizar a fotografia como instrumento de comunicação e participação, mediador de experimentações e visões subjetivas dos jovens integrantes. O VBBV é composto por oito fotógrafos, a maioria residente no bairro Boa Vista, comunidade margeada pelo rio Cocó nas proximidades do Castelão.

:: SERVIÇO ::

Lançamento do álbum Pinholando na Boa Vista e exposição de fotografias do coletivo Vista Boa em Boa Vista

Onde: Dona Chica Bar e Restaurante. (Avenida da Universidade, 2475. Benfica)

Quando: 20 de outubro de 2011, às 20 horas.

Contatos:

Camila Garcia: 8818-8267/ Marcelo Andrade: 9937-8300/ Monique Linhares: 8659-4762

Nenhum comentário: