terça-feira, 18 de setembro de 2007

Vista Boa em Boa Vista



Vista Boa em Boa Vista é um grupo de fotografia participativa formado por crianças e jovens da comunidade Boa Vista, em Fortaleza. A fotografia artesanal atua como ferramenta na afirmação de identidades e na busca da compreensão do cotidiano da comunidade.

Desde setembro de 2007, o grupo vem realizando suas atividades no bairro Boa Vista, próximo ao estádio Castelão. Por meio de vivências é trabalhado o sentido de coletividade e identidade do grupo. Cada membro constrói sua própria máquina fotográfica na caixa de fósforos – a pinlux. Lá os conteúdos sobre a fotografia se misturam as discussões sobre a realidade no bairro.

Entre os conteúdos trabalhados, um que está transversal a fotografia é a internet. O uso dessa ferramenta proporciona aos jovens entrar em contato com um mundo de informações sobre a imagem. Esse mundo on line de informações possibilita conhecer o trabalho de outros fotógrafos, bem como, publicar seu próprio trabalho na rede de comunicação.

Na Boa Vista a troca de conhecimentos e experiências é uma prática incentivada pelos facilitadores. Com o tempo percebe-se a mudança nos sujeitos individuais e coletivos. Exemplo disso está no aumento da capacidade de concentração e das habilidades manuais dos jovens. Mas novos valores e laços de amizade estão entre as principais conquistas do grupo. Tudo conduzido à luz da fotografia.

Recentemente o grupo foi contemplado no Edital das Artes da Funcet 2008. Essa verba permitirá que o grupo amadureça seu trabalho, amplie o número de pessoas, além de ganhar mais respaldo para buscar novos parceiros.

Da minha aldeia vejo quando da terra se pode ver no Universo...
Por isso a minha aldeia é grande como outra qualquer
Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não do tamanho da minha altura...
Alberto Caeiro (F. Pessoa)

8 comentários:

Anônimo disse...

Parabés a iniciativa. Tenho um projeto em Manaus muito parecido e que levo pras comunidades ribeirinhas...sou idealizador do grupo A escrita da luz aqui em Manaus e pretendo ainda visitar os grupos em Fortaleza, em especial o IFOTO. Vamos manter contatos...
Abraçs

Alexandre Fonseca
alexandrephoto@gmail.com

Anônimo disse...

Olá Wilton,

Parabéns pelo trabalho que está desenvolvendo aí. Aqui em Belém também estamos a pleno vapor, desenvolvendo um projeto junto as escolas municipais, na região das ilhas que circundam Belém. Ficarei feliz em conhecer o grupo e trocar idéias. Nos vemos em breve, irei para o deVErcidade.

Um forte abraço,

Tília Koudela

Fotoativa
Belém - Pará

Gina Emanuela disse...

Que maravilha!!! O blog corresponde ao trabalho lá realizado. É muito bom cer as coisas dando certo! Estou tentando fazer um cartaz com as mesmas cores do blog , pra criar uma identidade visual.

Beijos!

Anônimo disse...

essa foto esta bonita de mais quem bateu cigaramtiu muito

Unknown disse...

Nota 1000(mil) ao Prof. Wilton por todos os trabalhos realizados, tenho ouvido excelentes comentários dos que tem participado do curso. Merece ser reconhecido e o seu trabalho parabenizado. Nós da Igreja em Boa Vista temos tido a honra de recebe-lo. Gostaria de ter participado do curso, mas o trabalho não permitiu, mas saiba que sou grata por tudo que vocês tem feito por essa garotada e pelo bairro. MUITA PAZ!
Orelina Barros (esposa do pastor André da IBBV)

juscelino disse...

Olá,
me chamo Juscelino Bezerra, sou professor de matemática e fotografo, e fui morador da Boa Vista do meu nascimento até 1998. Atualmente moro no Rio de Janeiro, mas sempre volto a Boa Vista para visitar minha familia e amigos. É um super lugar de referência para mim, pois lá cresci e vi muitas das mudanças que ocorreram. Achei a idéia do grupo Vista Boa em Boa Vista fantástica e fiquei com muita vontade de participar de alguma forma. Tenho poucas fotos antigas do bairro, mas que podem servir para registro de memória... Na minha próxima visita a Fortaleza, eu gostaria de conhecer vocês. Tenho um blog com um pouco do meu trabalho atual, www.coisadeacender.blogspot.com.
abraço a todos e parabéns!

Anônimo disse...

Helton
Tô bastante, excitado com as possibilidades que essemomento novo nos propociona estou bem interesado e gostando, me interesando pelo assunto cada dia dá mais gosto pela coisa...

Anônimo disse...

Tô bastante, excitado com as possibilidades que essemomento novo nos propociona estou bem interesado e gostando, me interesando pelo assunto cada dia dá mais gosto pela coisa...
ass. Helton