Era a última aula da noite para os quase 40 alunos, às 21h, e pareciam estar todos cansados do dia, entretanto muito interessados, inclusive nós! O nervosismo pré-apresentação era aparente, principalmente no Jojô, que estava sentindo a barriga doer de frio!
Falamos sobre a criação e trajetória do VBBV ao longo de seus três anos, das pessoas e grupos especiais com quem intercambiamos, da experiência de multiplicadores por qual todos passaram e o que entusiasmou mesmo nossa fala foi contar nossa relação com a fotografia, com o grupo e nosso crescimento como jovens e sujeitos de nossas ações e atuantes em nossa história e comunidade, ressaltando nossas realizações enquanto grupo.
Fomos surpreendidos pelo discurso apaixonado e empolgante do nosso "tímido" Jojô, quando passou o friozinho em sua barriga. E assim, todos se colocaram muito bem e deram uma verdadeira aula sobre Paulo Freire e a práxis da educação popular, como observou o professor ao dizer que esse era objeto de estudo da turma.
No fundo, o essencial das relações entre educador e educando, entre autoridades e liberdades, entre pais, mães, filhos e filhas é a reinvenção do ser humano no aprendizado de sua autonomia. (Paulo Freire - Pedagogia da autonomia, p. 94).
*Foi o segundo convite, pois já nos apresentamos ano passado e agradecemos imensamente todas as oportunidades, professor! ;)
2 comentários:
Monique, que lindo ver que o trabalho continua e cada vez mais lindo e envolvente! MAnde um abraço ao pessoal!
Eu fico muito orgulhoso desse grupo que ultrapassa limites e encanta sempre com sua humildade e conhecimento. Abraços de Buenos Aires.
Postar um comentário