quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Vista Boa em Boa Vista no Titanzinho!


Quer vir também? Liga!

O Percursos Urbanos acontecerá amanhã, dia 17, na sede do Coletivo Fotográfico Olhar Ser-Ver-Luz, na Rua Leite Barbosa 1042 das 14h às 17h. Mais informações pelos telefones 8747.6972 (Elitiel de Souza Guedes), pelo 8818.8267 (Camila Garcia) ou 8755 5935 (Thaís Monteiro).

INTERCÂMBIO DE GRUPOS DE FOTOGRAFIA NO TITANZINHO AMANHÃ


Percursos Urbanos promove encontro entre jovens da Boa Vista e fotógrafos da praia


Além da paixão pela fotografia, o temor da desapropriação une os jovens fotógrafos moradores de duas comunidades de Fortaleza: Boa Vista e Titanzinho. Em um intercâmbio cultural, promovido pelo Centro Cultural Banco do Nordeste através do projeto Percursos Urbanos, cerca de 30 adolescentes participantes do grupo de fotografia participativa Vista Boa em Boa Vista (VBBV) trocarão ideias amanhã à tarde com outros fotógrafos do Coletivo Fotográfico Olhar Ser-Ver-Luz na praia do Titanzinho.


Como semelhança, as duas comunidades sofrem com as políticas desenvolvimentistas do governo do Estado: os moradores do bairro Boa Vista, perto do Castelão, temem perder suas casas com o projeto de remodelação urbana para a Copa de Futebol em 2014 e os ‘surfistas’ do Titanzinho resistem a saída devido à proposta de construção de um estaleiro na praia. A fotografia é vista, para os dois grupos, como forma de resistência e memória comunitária que pode se perder. Para o Coletivo, a construção do Estaleiro, se aprovado, irá destruir o maior pico de surfe do nordeste, a praia do Titanzinho, umas das mais belas paisagens da orla da cidade, de onde sai os grandes campeões mundiais de surfe, cearense como Titã Tavares, Pablo Paulino, Fábio Silva.


A praia do titanzinho como qualquer outra praia é um espaço de sociabilidade, é um espaço público, do povo, da sociedade. Várias entidades vêm se organizando e protestando contra essa privatização e destruição do pôr-do-sol, dos corais, do vento, da vida, das tartarugas, de todo bioma existente na região e, o maior impacto é social, esse impacto social é de valor inestimável para a vida humana da comunidade do Serviluz. O Serviluz deve ser de proteção permanente.


Com uma realidade similar, o grupo Vista Boa em Boa Vista (VBBV), que reúne adolescentes moradores do bairro, também faz críticas ao projeto desenvolvimentista da Copa de 2014. Ainda em fase de especulação, parte da comunidade teme a desapropriação de casa às margens da avenida Alberto Craveiro que será ampliada e ao redor do Castelão que será reformada. A fotografia participativa e artesanal, feita pelo grupo há dois anos, é uma forma de resistência, de atuação política e comunitária e de preservação das memórias pessoais e coletivas.


Sobre o VBBV - Vista Boa em Boa Vista é um grupo de fotografia participativa formado por crianças e jovens da comunidade Boa Vista, em Fortaleza. A fotografia artesanal atua como ferramenta na afirmação de identidades e na busca da compreensão do cotidiano da comunidade. Desde setembro de 2007, o grupo vem realizando suas atividades no bairro Boa Vista, próximo ao estádio Castelão. Por meio de vivências é trabalhado o sentido de coletividade e identidade do grupo. Cada membro constrói sua própria máquina fotográfica na caixa de fósforos – a pinlux. Lá os conteúdos sobre a fotografia se misturam as discussões sobre a realidade no bairro. Mais informações, acesse: http://vistaboaemboavista.blogspot.com/.rviluz Sem Fronteiras


Coletivo Fotográfico Olhar Ser-Ver-Luz

Elitiel de Souza Guedes

Rua: Leite Barbosa 1042

Contato: 85 8747 6972


Grupo Vista Boa em Boa Vista (VBBV)

Contatos: 8818.8267 (Camila Garcia), 8817.5149 (Ivna Girão), 8146.1060 (Marcelo Andrade) ou 8659.4762 (Monique Linhares).

Nenhum comentário: