[FOTOGRAFIA] Crianças e adolescentes da periferia de Fortaleza comemoram o Dia Internacional da Fotografia com uma exposição em homenagem ao bairro Boa Vista
O Grupo de fotografia participativa Vista Boa em Boa Vista promove durante os dias 19, 20 e 21 de agosto a I MOSTRA de FOTOGRAFIA da BOA VISTA. A exposição acontece a partir das 17h30 no Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, na avenida Alberto Craveiro (sentido Castelão). A programação conta com fotografias, vídeos e oficinas que narram as atividades do grupo e seu trabalho de pesquisa sobre a memória da comunidade.
Há quase um ano, crianças e adolescentes se reúnem todos os sábados para conhecer técnicas de fotografia artesanal e discutir as referências que as imagens podem trazer para suas vidas. O projeto começou a partir da reunião de três estudantes de jornalismo com um músico-fotográfo que juntos decidiram trocar experiências com essa comunidade próxima do rio Cocó. A idéia era realizar algumas oficinas, mas o trabalho cresceu e com ele os horizontes da garotada. Aos poucos, as fotografias da Boa Vista foram revelando a poesia do próprio bairro mesmo diante de problemas como violência, falta de moradia e saneamento básico entre outras.
A Boa Vista faz, oficialmente, parte de uma região chamada, institucionalmente, de Mata Galinha, mas seus moradores não reconhecem essa denominação. A comunidade existe desde aos anos 1950 e está localizada numa das margens do rio Cocó. Por entender que a identidade e auto-estima são características culturais fundamentais na construção dos sujeitos, o grupo de fotografia decidiu organizar uma exposição que contasse a história do bairro. Daí, nos meses de junho e julho os jovens saíram pela comunidade pesquisando fotografias antigas e entrevistando os primeiros moradores na intenção de descobrir quais as principais lutas comunitárias, como energia elétrica, o transporte e como era o rio Cocó há 20 anos.
O resultado desse trabalho pode ser visto na I Mostra de Fotografia da Boa Vista em três espaços: um com releituras de fotos antigas do bairro que retratam as novas construções, conquistas e demais mudanças nas ruas da Boa Vista; outro em um espaço que apresenta fotografias artesanais feitas com uma caixa de fósforos, a pilux, a partir da técnica pinhole; e ainda um vídeo-documentário chamado “À margem do Rio” realizado de forma participativa com a produção dos adolescentes do projeto.
A abertura da Mostra está marcada para o dia 19 de agosto, dia em que é comemorado o Dia internacional da Fotografia. No Brasil e no Mundo diferentes exposições estão programadas para comemorar esta data, e a Boa Vista não poderia ficar de fora. A noite começa às 18h e na ocasião estarão presentes as pessoas entrevistadas no vídeo “À margem do Rio”. Será a primeira vez que estes personagens da Boa Vista, idosos, lideranças e jovens, assistirão ao resultado final de suas entrevistas. A noite também contará com a apresentação do músico Wilton Matos, um dos facilitadores no projeto, que prestigiará o evento cantando algumas canções.
VISTA BOA EM BOA VISTA
Grupo que entre outras utiliza a técnica artesanal de produção de imagem, conhecida como pinhole (do inglês, buraco de agulha), na construção da maquina fotográfica pinlux. Os baixos custos da foto artesanal e a idéia de reciclagem das caixas de fósforos são atrativos para crianças e adolescentes que, a principio, duvidam que com uma caixa de fósforos seja possível obter uma fotografia.
Além de técnicas fotográficas o grupo atua na produção de imagens que mostrem outra perspectiva da periferia diferente da vista, geralmente, nas mídias de massa. O trabalho é intitulado participativo por construir de forma coletiva seus objetivos e metodologias. Em setembro de 2008 o Vista Boa em Boa Vista fará um ano, nesse período, mais de sessenta crianças e adolescentes participaram das atividades realizadas pelo grupo.
DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA
O dia 19 de agosto é o dia reservado para celebrar a Fotografia. Como tantas manifestações artísticas, a fotografia revelou à humanidade uma maneira bem peculiar para retratar o próprio homem e o seu ambiente através da arte. Até então, apenas a pintura se encarregava para registrar fielmente o homem e o
ambiente à sua volta por meio dos pincéis e das tintas. A descoberta da fotografia não só permitiu a abertura para novas manifestações artísticas, como o cinema, mas livrou a pintura da obrigação de retratar a realidade fielmente. Atualmente, a primeira forma de arte industrial assume papéis tão experimentais que a própria noção de realidade pode ser questionada a partir da imagem. A descoberta da fotografia foi anunciada ao mundo, oficialmente, em 19 de agosto de 1839, em Paris, na Academia de Ciências da França.
SERVIÇO
I MOSTRA DE FOTOGRAFIA DA BOA VISTA
Fotos, vídeos, oficinas e fotografia artesanal
Local: Salão do Idoso do CRAS ao Boa Vista, Avenida Alberto Craveiro, 1480
Data: 19 a 21 de agosto
Abertura: 19/08 às 18hs
CONTATO:
Camila Garcia 8818.8267
Marcelo Andrade 8888.1016
Monique Linhares 8846.4762
MAIS INFORMAÇÕES
vistaboaemboavista@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário